domingo, 30 de dezembro de 2012

Nota de fim de ano

Com o ano novo que se avizinha é notório o descontentamento por parte a população de Canindé-CE com as esferas do poder público principalmente no tocante aos poderes executivo e legislativo. Logo talvez os poderes públicos que mais proximamente mantenham relações com a população, pois um realiza obras e determina medidas que atingem diretamente o dia-a-dia do povo e o outro fiscaliza estas ações com a finalidade principal de saber se o poder Executivo está agindo de acordo com a lei. 
Há muito tempo nossa cidade de Canindé vem sofrendo com os desmandos de administrações incompetentes em gerir a máquina pública; ineficientes em tomar decisões que resolvam problemas que surgem inevitavelmente no seio da sociedade e que se não sanados a tempo, resultam em males de grandes proporções ao povo. Isto não é um problema de agora, é um problema que já se arrasta há décadas e que o povo canindeense tem que aprender a dar um basta.
Canindé merece repeito. Não a cidade mas o povo. Aliás Canindé não é nada sem seu povo, e sem esquecer de nossos romeiros que merecem respeito igualmente ao povo, pois são eles que trazem renda e empregos ao município. Eles não merecem chegar numa cidade sem atrativos de qualidade que os recepcionem, não merecem ver uma cidade que se diz "turística" repleta de lixo, não merecem chegar numa cidade que se diz "turística" e ter seu veículo danificado nas ruas completamente esburacadas de nossa cidade. Muito menos o filho de Canindé merece isto.
Muitos podem se perguntar. Mas que responsabilidade eu tenho sobre isto? 
Nossa responsabilidade é muita pois nós colocamos que esteve está e estará lá! Se o povo de Canindé não assumir seu papel de fiscalizador ele infelizmente não terá o direito de reclamar de sua realidade. O povo tem que ter maturidade política!
É por isso que o blog Universo do Cosmos assume seu papel entendendo que nós não devemos apenas nos interessar pelas estrelas, mas também pela nossa própria realidade... Devemos ajudar a desenvolver nosso município, torna-lo mais belo não apenas por fora mas por dentro de cada um nós. Canindé é uma cidade belíssima porém muito maltratada pelo decorrer dos anos. Aprendamos a reconstruí-la, e que este ano de 2013 seja de muitas alegrias, realizações e conquistas para todos nós! 
Acho que o mais importante o povo de Canindé já conquistou. Ele aprendeu a fazer uma simples pergunta: É este Canindé que queremos ou é algo melhor? Ele será um sonho tão frágil que não possamos sonhá-lo? Ele será um objetivo tão distante que não possamos alcançá-lo?
Pense nisto e um feliz 2013!

Vista de Canindé a partir da Torre da basílica
Canindé do passado: Uma cidade com menos problemas
Montanhas de lixo se acumulam nas ruas de Canindé

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Imagem do dia: A Nebulosa de Órion

Belíssima imagem da Nebulosa de Órion ou simplesmente Messier 42 dista a
aproximadamente 1600 anos-luz da Terra
Região da Nebulosa de Órion onde estão se formando sistemas estelares e planetas jovens

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Imagem do dia: Galáxia espiral IC 2233

O Teslescópio espacial Hubble conseguiu uma foto de uma das galáxias mais planas que se conhece. A IC 2233 é uma galáxia espiral que está localizada na constelação do Lince a cerca de 40 milhões de anos-luz da Terra.
Galáxias espirais como a IC 2233 e a nossa Via Láctea são geralmente galáxias compostas por bilhões de estrelas, mas o que faz a IC 2233 ter a forma de uma "agulha" se deve ao ângulo com que o telescópio captou sua luz que viajou milhões de anos pelo espaço, além disso galáxias bastante planas como a IC 2233 tem seu diâmetro bem superior a sua espeçura da ordem de mais ou menos 1/10 ou superior.
Galáxia IC 2233

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Canção de Natal é a primeira música gravada do espaço

O astronauta canadense Chris Hadfield, foi o primeiro a gravar uma música direto do espaço a bordo da ISS (sigla em inglês para estação espacial internacional). O astronauta compôs a música que leva o título de Jewel in the Night; "Joia da Noite" em português em homenagem ao período natalino. Confira a música conosco. Feliz Natal!
Astronauta Chris Hadfield

Ocultação de Júpiter

Ocultação de Júpiter em 25/12/2012 com ocular de 12.5mm

Lua em ocular de 12.5mm
Visão espetacular observada ao vivo e em cores, pena não ter ainda comprado um equipamento de fotografia apropriado. As fotos foram obtidas por uma simples câmera de 2MP de celular, achei muito mais fácil de encontrar o ângulo da objetiva do telescópio do que com a câmera digital. Com certeza da próxima vez estarei preparado com o equipamento apropriado.

sábado, 22 de dezembro de 2012

Imagem do dia

 Lua de Júpiter Europa, ao lado de Marte e Titã um dos lugares no 
 Sistema Solar mais acolhedores à possibilidade de vida

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Fragmento de meteoro possui materiais dos primórdios do Sistema Solar

Um fragmento de meteorito que caiu no território americano no mês de abril deste ano possui algunsdos materiais mais antigo do Sistema Solar ate então descoberto. O meteroro passou como uma "bola de fogo" nos céus dos estados americanos de Nevada e Califórnia e dos seus mais de 43 t só foi conseguido recuperar o esquivalente a 1 kg.
Por meio de análises os cientistas descobriram que o material que forma os fragmentos do meteorito encontrado é o mesmo que provavalmente formou os planetas do Sistema Solar, incluindo a Terra.
O estudo publicado na revista americana Science atestou que a formação do meteorito ocorreu pro volta de 4,5 bilhões de anos atrás e que este teria se desprendido de um corpo maior por volta de 50.000 anos atrás.
O fragmento apelidado pelos pesquisadores de Sutter Mill, possui uma complexa estrutura química e adentrou na atmosfera da Terra a uma incrível velocidade de 28,6 Km/s. 
Frangmento do meteorito Sutter Mill

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Estrela "vizinha" do Sol pode ter planeta habitável

A Estrela Tau Ceti, distante do Sol aproximadamente 12 anos luz, o que para distâncias cósmicas é como a distância da sua casa para a casa de seu vizinho há muito vem sendo objeto de pesquisa dos astrônomos. 
Muitas vezes telescópios foram apontados para esta estrela em busca de sinais de planetas até que astrônomos pensaram que ela não teria nunhum planeta orbitando-a. A estrela Tau Ceti é visível a olho nu da Terra e recentemente cientistas declararam haver descoberto 5 planetas orbitando a estrela.
A estrela Tau Ceti tem massa e tamanho semelhantes ao nosso Sol e os 5 planetas que a orbitam possuem massa aproximada de até 6 vezes a da Terra. O mais curioso é que um destes planetas encontra-se na zona habitável da estrela, o que permitiria segundo a esvolução desse planeta a existência de uma atmosfera com temperatura que não fosse nem muito quente nem muito frio permitindo assim quem sabe a existência de alguma forma de vida.
Afirmou James Jenkins da Universidade do Chile: "Tau Ceti é uma de nossas vizinhas cósmicas mais próximas, tão brilhante que poderíamos chegar a estudar as atmosferas de seus planetas em um futuro não muito distante".
Os cientistas utilizaram uma técnica recém desevolvida que envolve a coleta de dados astronômicos, permitindo a detecção de sinais duas vezes mais potentes.
A descoberta abre ainda mais a discução sobre com que frequência seriam encontadas estrelas orbitadas por planetas e quantos desses poderiam estar em zonas habitáveis. Existem teorias que dizem que somente na Via Láctea existiriam bilhões de planetas orbitando estrelas e muitos milhões deles em zonas habitáveis.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Naves da Nasa se chocarão com a Lua: Nasa realiza ajustes finais

Imagem do mapeamento da superfície Lunar
 realizado pelas Sondas Ebb e Flow
As duas sondas gêmeas que por um ano pesquisaram a estrutura lunar interna preparam-se para a última etapa de sua missão.
Imagem da trajetória das naves rumo à sua
sepultura no polo norte da Lua
Lançadas por um poderoso foguete Delta II em setembro de 2011 Ebb e Flow como foram apelidadas por estudantes americanos realizaram descobertas marcantes sobre nosso mais próximo e único satélite  natural, dentre as mais importantes destacam-se as que comprovaram que a Lua fora intensamente bombardeada no últimos bilhões de anos e que esse intenso bombardeio tornou sua crosta quase que totalmente fragmentada. E que esta é muito menos espessa do que antes se pensava com uma espessura de 34 km a 43 km. Também foi descoberto que a estrutura da Lua pode se parecer em muito com a da Terra o que fortalece a Teoria do grande impacto em que um corpo celeste teria se chocado com a Terra nos primórdios de sua formação dando origem a Lua e contribuindo quem sabe decisivamente com o surgimento e manutenção da vida em nosso planeta.
"A missão foi um sucesso, mas este é um momento triste para mim", relatou David Lehman, gerente do programa Grail (Laboratório Interior e de Recuperação de Gravidade em inglês) em uma entrevista dada na cidade de Pasadena, Califórnia.
Nos momentos finais da missão os operadores das sondas deverão desligar seus sistemas científicos e direciona-las para se chocarem com uma montanha no polo norte da Lua nesta segunda (17) por volta das 20H28 (GMT Brasília).
O vídeo a seguir mostra o local do impacto que ocorrerá nesta segunda (17).

Chuva de meteoros atinge seu ponto máximo


A chuva anual de meteoros Geminids atingiu seu máximo nesta sexta-feira (14) provocando um show espetacular nos céus do hemisfério norte e sul.
Muitos observadores pelo mundo relataram avistar dezenas de "estrelas cadentes" nos céus, fato intensificado ainda mais pela lua nova que torna o céu mais escuro e causa maior facilidade na observação de astros no céu.
A chuva de meteoros ocorre anualmente toda vez que nosso planeta atravessa a órbita do asteróide 3200 Phaethon que deixa atrás de si uma trilha "escombros" rochosos que penetram na nossa atmosfera causando o evento.
O espetáculo é descrito como deslumbrante por quem o presencia e este autor que vos escreve teve a oportunidade de presenciar a entrada de um destes fragmentos na nossa atmosfera. Um dos fragmentos ao irromper na atmosfera produziu um clarão espetacular como se explodisse e o outro se desfez e chamas. Sem palavras.
O evento ocorre toda vez que a Terra atravessa a
órbita do asteroide  3200 Phaethon

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Nota de agradecimento

Linha Constellation 90070

É muito bom adquirir as coisas que sonhamos. Trabalharmos duro pra consegui-las é melhor do que ganharmos de graça e apesar de muitas vezes não ser tudo o que sonhamos temos orgulho de tê-las conseguido. Hoje agradeço a meus pais por ter investido para formar um pouco de cultura em mim. Mesmo humildes, temos honra e o mais importante amor uns pelos outros, e isso é o que importa para a vida. Obrigado João e Matilde por me terem criado deste jeito a mesma forma com que irei criar minha filha Sophia.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Por dentro do cosmos: Imagem do dia


Na imagem obtida de Marte observamos perfeitamente dois pontos nos céu como se fossem grandes estrelas brilhantes. Mas são planetas. O ponto mais acima é a Terra e o mais abaixo Júpiter. Uma imagem que demonstra o quão pequenos nós somos quando comparados com a imensidão do universo além. Sobre aquele pontinho de luz no céu caminham 7 bilhões de pessoas e milhares e milhares de espécies de seres vivos e entre este 7 bilhões de seres humanos encontra-se você. É magnífico pensarmos que nossa tecnologia avançou ao ponto de conseguirmos esta espetacular foto de NÓS MESMOS!
Pra quem acha a ciência inútil olhe para a foto e reflita a mensagem que ela traz. Nós somos tão pequenos com nossas guerras, ambições mesquinhas e artimanhas que não faria a menor diferença para este enorme universo se nós desaparecêssemos... Porém! Olhe para o sorriso de uma criança inocente que é mais profundo que o mais profundo do universo, para o olhar de um ancião que brilha mais que as bilhões de estrelas de uma galáxia devido ao que viu e viveu, para a caridade de um de nós para com o outro e você perceberá que temos que cuidar melhor dos nossos e dos que ainda estão por vir, pois sim, NÓS FARÍAMOS MUITA FALTA PARA O UNIVERSO SE DESAPARECÊSSEMOS!

Precisa-se e voluntários

Astrônomos buscam voluntários para realizar estudo a respeito da galáxia de Andrômeda. O estudo tem o objetivo de procurar e identificar os aglomerados estelares presentes na galáxia e para isso precisam da colaboração de milhares de pessoas via internet.
Eles completam o pedido dizendo que possuem imagens demais da região e que se fossem analisar todas elas sozinhos levariam muito tempo até obter um número preciso.
Galáxia de Andrômeda ou M31

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Por do Sol em Marte

Vídeo divulgado pela Nasa mostra por do Sol registrado pela câmera do equipamento de exploração no planeta. Atente para a cor do por do Sol que é azulado em Marte apesar de ele ser conhecido pelo apelido de "planeta vermelho". Confira.


Por dentro do cosmos: Imagem do dia

Foto tirada pelo robô Spirit em Marte

domingo, 9 de dezembro de 2012

Por dentro do cosmos: Imagem do dia

Aglomerado de estrelas das Plêiades é facilmente
visível a olho nu e um dos mais belos nos céus



O conhecimento pode mudar o mundo

O conhecimento pode mudar o mundo. Em realidade é isso mesmo, o conhecimento pode alterar o curso da humanidade. 
Muito mais que os discursos de religiosos que se estendem por séculos sem resultado algum. Muito mais que as ações de políticos incompetentes e déspotas esclarecidos. Muito mais que o rastro de destruição deixado para atrás por exércitos de nações tentando por as outras sob os seus pés. Muito mais que desastres naturais. 
Enfim o conhecimento é a única coisa que não lhe podem roubar caro leitor. É uma das únicas coisas que irá possuir e não precisará pagar para possui-la ou para mantê-la pois o conhecimento se adquire em qualquer lugar e qualquer hora e seu único combustível é a curiosidade aliada à disposição.
Somos pontos de luz brilhando em um universo de escuridão! Temos o direito de nos orgulhar pois até que se prove o contrário somos o único exemplo da matéria que tomou conhecimento sobre si mesma. Somos parte do universo que sabe que ele mesmo existe. Se tentarmos analisar essa afirmativa vemos o quão complexos nós somos e tentaríamos preservar melhor a nossa vida e a vida de nossos descendentes.
Ninguém é dono da verdade mas todos podemos procurá-la. Mesmo que não a encontremos nos sentiremos felizes ao final de nossas vidas por ter ao menos  tentado, por não nos termos dado por vencidos na primeira dificuldade ou no primeiro obstáculo.
Do conhecimento e da busca pelo conhecimento provém tudo o que temos em nossas vidas o que usamos em nossas casas, os meios pelo qual nos locomovemos pelo mundo e até o que comemos e vestimos! É errado pensarmos que a curiosidade é algo imoral e pecaminoso, pois ela em todos os aspectos nos tirou das cavernas e da vida nômade e criou nossa civilização que não é perfeita, sabemos, mas é o que temos.
Portanto busquemos o conhecimento. O futuro da humanidade e do planeta depende da forma de como usamos a nossa técnica acumulada através dos séculos.
O Pensador de Auguste Rodin

sábado, 8 de dezembro de 2012

Objeto em chamas nos céus do Texas é avistado


O vídeo mostra imagens de um objeto em chamas que foi avistado no estado americano do Texas na manhã da última sexta feira (07).
Cientistas analisam fragmentos da queda do objeto que muito provavelmente se tratava de um meteorito que se incendiou devido a entrada em nossa atmosfera. Moradores que tiveram a oportunidade de observar o fenômeno disseram que se tratava de uma "bola de fogo com uma cauda azul-esverdeada".
O fenômeno também pôde ser observado nos estados do Novo México e Louisiana que fazem fronteira com o Texas.

Fonte: youtube.com

Golden Spike Video

Das primeiras ferrovias com locomotivas a vapor abrindo caminho rumo ao desenvolvimento da humanidade  , às primeiras viagens particulares tripuladas rumo à Lua. É o que promete a recém criada Golden Spike neste vídeo de apresentação. Confira.

Criada a primeira empresa que fará viagens privadas para a Lua

Golden Spike prevê primeira viagens já para 2020
Foi anunciada a criação da primeira empresa que prestará vôos particulares com destino a Lua. A Golden Spike foi anunciada oficialmente nesta última quinta-feira dia 06 ejá nasceu com planos ambiciosos! A empresa prevê realizar missões de exploração sobre a superfície do nosso satélite até o final da década, segundo informou em um comunicado.
A Golden Spike foi criada por personalidades com alto gabarito em questões espaciais e que desempenhavam cargos no alto escalão da NASA a agência espacial americana. São eles: Alan Stern, ex-vice diretor científico da NASA, e Gerry Griffin, ex-diretor de vôos do programa Apolo e chefe do Johnson Space Center em Houston, Texas. E no comunicado a empresa enfatiza: 

"O Objetivo da Golden Spike é otimizar os ônibus espaciais já existentes para vender o sistema a países, pessoas ou empresas cujos objetivos e ambições sejam explorar a Lua".

No projeto, qualquer país mesmo que com pouca tradição em estudos espaciais como é o caso do Brasil, poderia custear astronautas em uma viagem de exploração rumo à Lua o que tornaria a viajem à Lua algo mais comum do que é hoje em dia em que apenas os EUA conseguiram conquistar o satélite nas missões Apolo durante as décadas de 1960 e 1970.
O principal problema é o custo para quem quiser comprar uma passagem. Mesmo com a adoção de naves do setor particular reduzindo assim significativamente o ônus da viagem, as passagens de ida e volta (claro a menos que o explorador queira ficar...) custariam entre cerca de 700 milhões de dólares por pessoa! Quer levar a namorada para um fetiche nada comum ou até mesmo a sogra e deixa-la por lá em uma cratera para que ela não lhe atormente mais??? 1,5 bilhão de dólares!
Não é nada barato não é mesmo, apesar que para a opção da sogra se o cara puder pagar até que não é uma má ideia!

Por dentro do cosmos: Imagem do dia


Imagem obtida pela sonda Dawn mostra cratera gigante em Vesta considerado o segundo maior asteroide do sistema solar até maio de 2012 quando foi promovido a protoplaneta com um diâmetro de 530 km. Foi descoberto em 1807 por Heinrich Wilhelm e localiza-se no cinturão de asteroides entre as órbitas de Marte e Júpiter a 354 milhões de quilômetros do Sol.
Pesquisadores vem tentando entender a formação de canais nas crateras de Vesta. Tais canais são esculpidos na Terra pela água principalmente pelo processo chamado erosão. A sonda Down, lançada pela Nasa para investigar o planeta anão fotografou dois tipos de canais nas crateras do corpo celeste o que vem intrigando os cientistas que agora querem saber o que pode ter causado tais formações geológicas. As informações foram divulgadas na última quinta-feira dia 06 nos EUA. (Imagem: NASA/AP)

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Sonda Messenger indica água em Mercúrio

Foto de Mercúrio obtida pela sonda Menseger
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e devido a isso o astro possui temperatura dignas de um forno de fogão em sua superfície. 
O planeta é o menor e mais próximo do Sol, além disto possui a órbita mais excêntrica dentre os demais planetas do Sistema Solar. Seu ano tem 88 dias terrestres e sua temperatura máxima atinge os 427ºC. Porém a algum tempo cientistas sabem que nos pólos, a temperatura mínima pode atingir -173ºC. Isso se deve devido ao fato do eixo de rotação do planeta que quase perpendicular à sua órbita, o que faz que determinado lugares em seus pólos como o interior de crateras de impacto nunca recebam o luz do Sol e consequentemente possuam temperaturas comparáveis as mais frias luas de Júpiter. Quando um cometa ou asteroide colide contra a superfície polar de Mercúrio origina uma cratera de impacto. A água que estava contida no cometa fica depositada na superfície sob forma de gelo devido as baixas temperaturas.
Segundo a Nasa, Mercúrio pode conter grandes quantidades de água em seus polos e essa água é coberta por uma espécie de substância escura que pode vir a ser de origem orgânica que mantém a água em um isolamento térmico evitando que o material se desestabilize. Segundo alguns cientistas essa pode ser um boa oportunidade para se estudar a mais o planeta Mercúrio. Um planeta que antes se pensava ser uma carcaça cósmica inativa começa a mostrar-se mais ativa do que se pensava.


quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Voyager 1

Voyager 1
Lançada a mais de 35 anos, no dia 05 de setembro de 1977 a sonda Voyager 1 é o objeto mais longe no universo construído pela mão humana a mais de 18 bilhões de quilômetros da Terra. Viajando a mais de 60.000 Km/h ou 17,2 Km/s também é o objeto mais veloz já fabricado pelo ser humano e a cada hora fica mais e mais distante de nós. Ela está tão distante que as mensagens trocadas entre ela e seus controladores demoram mais de 17 horas para fazerem o percurso entre o emissor e o recebedor dos dados.
Desde 2010, quando a NASA informou que a sonda adentrara na zona da heliopausa a sonda entrou em uma nova fase de sua viagem. Ela está saindo do sistema solar rumo ao espaço interestelar, uma região jamais explorada por um objeto construído pelo homem e que guarda ainda muitos mistérios explicados até hoje somente por teorias da física.
Quando a sonda entrar nesta zona até então desconhecida no universo em que não há nenhuma interferência direta do nosso Sol, ela poderá realizar testes e enviar informações inéditas sobre diversas características dessa região do cosmos.
Durante o encontro da União de Geofísica Americana ocorrida na última segunda feira (03) foi divulgado que a sonda tinha entrado em uma nova região do sistema solar. Provavelmente a última etapa antes de sair completamente do Sistema Solar. A previsão é que a Voyager 1 entre definitivamente no espaço interestelar dentro de pouco tempo que pode ser de alguns meses ou poucos anos.


Distância da Voyager 1 para o Sol em 2012

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Energia nuclear a serviço da exploração espacial

Nova tecnologia pode inovar no ramo
espacial

Cientistas da Nasa, agência espacial americana e do Laboratório de pesquisa nacional de Los Alamos, nos Estados Unidos anunciaram ter desenvolvido com sucesso um novo sistema que permite a utilização de energia nuclear para acionar motores. Isto abre possibilidades para a utilização da nova tecnologia para mover motores de sondas ou até mesmo veículos espaciais do futuro.
Para o experimento de teste os pesquisadores utilizaram um tipo de motor Stirling. O motor Stirling foi inicialmente desenvolvido no século XIX, e converte calor em energia por meio de gás sob pressão que permite a movimentação pistões gerando força. Eis uma representação de um motor Stirling básico:

Modelo de motor Stirling

Durante o experimento os cientistas utilizaram uma técnica conhecida por "tubo de calor" para mover o motor. No decorrer do processo utilizaram água para conduzir a energia térmica resultante do urânio do reator para mover os pistões, fazendo assim o motor funcionar.
O fato mais interessante não foi o fator no motor funcionar, pois como dito anteriormente é uma tecnologia do século XIX, mas sim o fato de terem conseguido fazê-lo funcionar com energia nuclear.
Porém os cientistas ainda estão cautelosos quanto ao feito. Reconhecem que para aplicar a tecnologia em naves espaciais necessitariam de muito mais energia do que a obtida no processo de teste, portanto precisariam de um motor muito mais potente capaz de  resistir as mais altas temperaturas, resultado do processo nuclear envolvendo o urânio; comentou o engenheiro David Poston do Lab. de Los Alamos.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Frase da Semana

Galileu Galilei o pai da Astronomia
E citou um dia o grande Galileu Galilei:

"Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos."

Um pouco sobre o autor:

Viver de ciência na idade média por si só já era algo prodigioso, imagine então realizar todas as descobertas que fez Galileu Galilei.
Galileu Galilei nasceu no dia 15 de fevereiro de 1564 na cidade de pisa, e morreu no dia 08 de janeiro de 1642. Foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano.
Galileu Galilei é hoje considerado como o pai da Astronomia e da física matemática. Suas contribuições para a ciência são tão importantes que mudaram a forma  como o mundo passou a ver o universo depois de seus trabalhos. É considerado o pioneiro na utilização do telescópio como instrumento científico de observação e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da lua, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as fases de Vênus, as estrelas da Via láctea. Mas não foi só no campo da astronomia que Galileu Galilei revolucionou. Ele realizou os primeiros estudos sobre o movimento uniformemente acelerado e do pêndulo, enunciou o princípio da inércia quando descobriu a lei dos corpos e formulou o conceito de referencial. Idéias estas que se tornaram precursoras dos trabalhos de Newton.
Com todas essas descobertas, Galileu Galilei contribuiu para a queda do modelo de geocentrismo defendido  pela igreja que postulava que a Terra seria o centro do universo e que todos os demais astros; planetas, estrelas, satélites, etc descreviam orbitas perfeitas em seu redor, além de ficarem fixos em um mesmo plano no espaço. Além disso a ciência na época de Galileu Galilei era quase que totalmente baseada na  milenar metodologia aristotélica, Galileu contribuiu para a mudança deste panorama introduzindo novas teorias e provando outras que estavam apenas suspensas em conjecturas ajudando a ciência a dar mais alguns passos em direção ao futuro, ou que sabe diminuir o enorme atraso intelectual provocado pela idade das trevas criado pela religião.
Galileu era também ótimo inventor. desenvolveu a balança hidrostática, contribuiu significativamente para a invenção do relógio de pêndulo com seus estudos sobre o mecanismo do pêndulo, desenvolveu um tipo de compasso geométrico com que se media ângulos e área, inventou também um tipo de termômetro - o termômetro de galileu.
Devido principalmente a seus experimentos no campo da astronomia Galileu Galilei foi condenado pelo tribunal do santo ofício sob a acusação de heresia, por defender que a terra e os demais astros orbitavam o Sol e não o contrário como defendia a igreja. Conta a lenda que ao sair de seu julgamento em que foi condenado a negar publicamente sua defesa sobre o heliocentrismo e a prisão Galileu Galilei declarou para quem quisesse ouvir:  "Eppur si muove!", que significa, "contudo ela se move!"; referindo-se ao planeta Terra considerado até então um astro que ocupava uma posição fixa no espaço.
No ano de 1638, Galileu Galilei publicou sua mais importante obra, Discorsi e dimostrazioni matematiche intorno a due nuove scienze, ou seja, Discurso e demonstração matemática sobre duas novas ciências. Publicada em Leiden, na Holanda, país que tinha aderido ao Protestantismo e que Galileu passou a usar como palco de seus estudos por lá não existir o tribunal do santo ofício.
Galileu nunca se casou, porém teve um relacionamento com Marina Gamba (não é gambá...), com quem teve três filhos. Duas de suas filhas tornaram-se freiras e seu filho, após o casamento de sua mãe já separada de Galileu passou a morar com o pai na cidade italiana e Florença.
Pesquise mais sobre a vida e trabalho de Galileu Galilei. Sem dúvida a matemática, a física e a astronomia não seriam as mesmas se não tivesse havido este homem que estava a frente de seu tempo. O pai da Astronomia.



Hubble extreme deep field

Descrição: O vídeo explica um pouco a respeito das famosas imagens de campo profundas, produzidas pelo telescópio espacial Hubble. Estas imagens são resultados de longas exposições de uma determinada área do espaço focalizada pelo magnífico espelho do telescópio. Sem a interferência da atmosfera o Hubble produziu belíssimas imagens do cosmos. Confira.


Fonte: youtube.com


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Aviso aos navegantes!

Amanhã dia 28 de novembro a Lua e Júpiter vão protagonizar um espetáculo bem interessante nos céus. Por volta das 21h (horário de verão), Júpiter e seus satélites irão desaparecer por trás da Lua. O fenômeno poderá ser observado a olho nu nas capitais: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte  (MG), Curitiba (PR), Vitória (ES), Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC).
Quem tiver em mão sua luneta, telescópio, etc pode ir se preparando pro show que terá previsão de duração de 90 min. quando ao final, Júpiter e suas Luas sairão de trás da Lua. Mas quem não puder observar o fenômeno de amanhã não tem problema, a data para outro evento já está marcada, será no natal dia 25 de dezembro e poderá ser visto de todo o país. Uma oportunidade pra quem mora no Norte, Nordeste e Centro Oeste que não poderá ver o evento de amanhã.
No ano de 2014, haverá uma ocultação de Saturno, visível em boa parte do país.
Boa espiada!

Júpiter e suas Luas irão ocultar-se atrás da Lua
por volta de 21h (horário de Brasília)


O Fenômeno poderá ser visto de algumas das
principais capitais do Brasil

Imagens do Planeta Terra gravado direto da ISS



Vídeo muito interessante gravado por um astronauta a bordo da Estação Espacial Internacional. Confira

Fonte: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=iaMbb7_zi14#!

Treinamento


Cada vez mais a Nasa em parceria com outras importantes agências espacias se prepara para no futuro enviar uma missão tripulada à Marte, planeta considerado como um dos passos mais importantes da humanidade rumo à conquista espacial.
Na última segunda dia 26 a agência espacial americana divulgou os nomes escolhidos para a estadia de 1 ano na ISS (sigla em inglês para a estação internacional espacial). São eles: o astronauta americano Scott Kelly e o cosmonauta russo Mikhail Kornienko. Normalmente as missões na estação espacial duram  6 meses. A missão dos astronautas escolhidos foi estendida para 1 ano por motivo de treinamento é a primeira missão do gênero com tal duração e está prevista para 2015.
O espaço é um lugar muito hostil, e no momento que um ser humano sai da proteção da atmosfera terrestre passa a correr inúmeros riscos. A radiação emitida pelo Sol, a ausência de gravidade responsável pelo enfraquecimento dos tecidos e ossos, as temperaturas extremas, o risco de colisão de micrometeoritos que podem comprometer a missão estão entre os maiores riscos de uma viajem a lugares distantes como Marte.
Por isso sempre que se pretende dar grandes passos rumo à conquista do espaço deve ser realizado incansáveis testes de equipamentos, treinamento de pessoal e até criação de novas tecnologias.

Astronauta americano Scott Kelly (ao fundo seu irmão
também astronauta Mark Kelly à direita)

Cosmonauta russo Mikhail Kornienko






Pac-Man do espaço

O clássico jogo para vídeo game Pac-Man criado por Tohru Iwatani para o vídeo game Atari 2600 ganhou mais uma versão fora dos consoles... A versão para o espaço. 
Este pequeno trocadilho ocorreu por causa de fotos obtidas por raios infravermelhos tiradas das luas de Saturno Mimas e Tétis. Os dois satélites são muito frios Mimas registra temperaturas da ordem de -208 a -178 °C e Tétis possui temperaturas que variam entre -203 a -183° C. As fotos foram tiradas no período entre fevereiro de 2010 e setembro de 2011.


Personagem Pac-Man



Mimas e Tétis lembram Pac-Man em foto


Os cientistas acreditam que essa forma de Pac-Man surgiu devido a elétrons que bombardeiam regiões de baixa latitude que estão voltadas para Saturno. O mesmo pode ocorrer em Tétis, que também é bombardeada com partículas de gelo vindas da lua de Saturno Encelado. Acredita-se também que Encelado seja responsável pela manutenção de um dos anéis de Saturno devido a constante emissão de partícula de gelo em gêiseres. 

Fonte: g1.globo.com