domingo, 9 de dezembro de 2012

O conhecimento pode mudar o mundo

O conhecimento pode mudar o mundo. Em realidade é isso mesmo, o conhecimento pode alterar o curso da humanidade. 
Muito mais que os discursos de religiosos que se estendem por séculos sem resultado algum. Muito mais que as ações de políticos incompetentes e déspotas esclarecidos. Muito mais que o rastro de destruição deixado para atrás por exércitos de nações tentando por as outras sob os seus pés. Muito mais que desastres naturais. 
Enfim o conhecimento é a única coisa que não lhe podem roubar caro leitor. É uma das únicas coisas que irá possuir e não precisará pagar para possui-la ou para mantê-la pois o conhecimento se adquire em qualquer lugar e qualquer hora e seu único combustível é a curiosidade aliada à disposição.
Somos pontos de luz brilhando em um universo de escuridão! Temos o direito de nos orgulhar pois até que se prove o contrário somos o único exemplo da matéria que tomou conhecimento sobre si mesma. Somos parte do universo que sabe que ele mesmo existe. Se tentarmos analisar essa afirmativa vemos o quão complexos nós somos e tentaríamos preservar melhor a nossa vida e a vida de nossos descendentes.
Ninguém é dono da verdade mas todos podemos procurá-la. Mesmo que não a encontremos nos sentiremos felizes ao final de nossas vidas por ter ao menos  tentado, por não nos termos dado por vencidos na primeira dificuldade ou no primeiro obstáculo.
Do conhecimento e da busca pelo conhecimento provém tudo o que temos em nossas vidas o que usamos em nossas casas, os meios pelo qual nos locomovemos pelo mundo e até o que comemos e vestimos! É errado pensarmos que a curiosidade é algo imoral e pecaminoso, pois ela em todos os aspectos nos tirou das cavernas e da vida nômade e criou nossa civilização que não é perfeita, sabemos, mas é o que temos.
Portanto busquemos o conhecimento. O futuro da humanidade e do planeta depende da forma de como usamos a nossa técnica acumulada através dos séculos.
O Pensador de Auguste Rodin

Nenhum comentário:

Postar um comentário