Voyager 1 |
Lançada a mais de 35 anos, no dia 05 de setembro de 1977 a sonda Voyager 1 é o objeto mais longe no universo construído pela mão humana a mais de 18 bilhões de quilômetros da Terra. Viajando a mais de 60.000 Km/h ou 17,2 Km/s também é o objeto mais veloz já fabricado pelo ser humano e a cada hora fica mais e mais distante de nós. Ela está tão distante que as mensagens trocadas entre ela e seus controladores demoram mais de 17 horas para fazerem o percurso entre o emissor e o recebedor dos dados.
Desde 2010, quando a NASA informou que a sonda adentrara na zona da heliopausa a sonda entrou em uma nova fase de sua viagem. Ela está saindo do sistema solar rumo ao espaço interestelar, uma região jamais explorada por um objeto construído pelo homem e que guarda ainda muitos mistérios explicados até hoje somente por teorias da física.
Quando a sonda entrar nesta zona até então desconhecida no universo em que não há nenhuma interferência direta do nosso Sol, ela poderá realizar testes e enviar informações inéditas sobre diversas características dessa região do cosmos.
Durante o encontro da União de Geofísica Americana ocorrida na última segunda feira (03) foi divulgado que a sonda tinha entrado em uma nova região do sistema solar. Provavelmente a última etapa antes de sair completamente do Sistema Solar. A previsão é que a Voyager 1 entre definitivamente no espaço interestelar dentro de pouco tempo que pode ser de alguns meses ou poucos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário