domingo, 25 de novembro de 2012

Robô Curiosity teria realizado descoberta Histórica?



Um dos maiores mistérios que intrigam a humanidade no que diz respeito ao universo é a possibilidade de encontrar vida fora da Terra. Deixando de lado Ets como organismos complexos e super desenvolvidos tecnologicamente seria uma grande descoberta se na vastidão do espaço fossem encontrados sinais de vida microscópica, seres bacterianos habitando mundos hostis.
Tal interesse em encontrar vida fora da Terra aflorou ainda mais com o advento da era espacial, onde foram criadas novas tecnologias capazes de explorar lugares do universo antes inatingíveis. Foguetes, módulos espaciais tripulados, sondas, satélites, o surgimento do computador, estações espaciais, o telescópio Hubble dentre outros, são alguns dos muitos exemplos de equipamentos que tornaram possível o sonho da exploração espacial.
Mais recentemente a Nasa enviou a Marte o seu mais novo equipamento de exploração planetária, o robô Curiosity, que conta com equipamentos de ultima geração para análise de amostras minerais e atmosféricas. Além disso pode realizar escavações no solo de Marte, mover-se por terrenos acidentados etc. Em seu interior encontra-se um laboratório que pode realizar testes com amostras coletadas, aumentando a possibilidade de encontrar sinais de vida.

Desde seu lançamento em 2011 a bordo de um foguete Atlas V e sua chegada em 2012, foi realizado alguns testes com o robô e nos últimos dias ele teria realizado uma descoberta histórica...
O chefe da missão, John Grotzinger, disse que o robô teria feito uma descoberta reveladora: "É uma descoberta que vai mudar os livros de história. os dados (coletados) indicam muitas promessas", disse. Entretanto a Nasa, agencia espacial americana prefere manter sigilo sobre os detalhes da descoberta.

Todos especulam a respeito de uma descoberta história envolvendo vida, no planeta vermelho.
Resultados sobre o fato serão divulgados na reunião da união de geofísica norte-americana nos próximos dias 3 e 7 de dezembro.
Desde o mês de setembro o robô realizou alguns testes em marte envolvendo amostra de solo. No material analisado descobriu-se abundância de elementos como carbono, oxigênio e nitrogênio. 



           







Nenhum comentário:

Postar um comentário