sábado, 24 de novembro de 2012

Descoberto Planeta 13 vezes mais massivo que Júpiter



Astrônomos descobriram um planeta fora do sistema solar cerca de 13 vezes mais massivo que Júpiter, o maior planeta do nosso sistema solar. Vale lembrar que o planeta Júpiter em comparação com a terra é 317,8 vezes mais massivo e 2,5 vezes mais massivo que todos os outros planetas do sistema solar juntos. 

O planeta descoberto orbita uma estrela 2,5 vezes mais massiva que o nosso sol chamada Kappa Andromedae a uma distância de 170 anos-luz da Terra.
O caso pode representar uma boa oportunidade para quem estuda as teorias de formação planetária. Mas quem pensa que pode descobrir algo muito diferente das teorias tradicionais pode vir a se enganar. Ao que aparente o processo de formação do novo planeta deu-se por meio da formação de um disco protoplanetário, o mesmo processo que provavelmente deu origem a Terra e demais planetas do Sistema Solar. 
O telescópio japonês Subaru, localizado no monte Mauna Kea, no estado americano do Havaí tirou raras fotos do novo sistema solar e utilizou uma técnica que envolve observação com luz infravermelha e outra que permite esconder o brilho da estrela mãe, permitindo assim que se observe um brilho tênue de um corpo celeste orbitando a estrela.
Desde que o primeiro exoplaneta foi descoberto na década de 1990 até hoje já foram catalogados mais de 700 novos planetas, mas poucos deles revelaram-se por mais de observação direta, devido ao seu fraco brilho em comparação ao da estrela a que orbitam e as grandes distâncias envolvidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário