quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Frase da Semana

Galileu Galilei o pai da Astronomia
E citou um dia o grande Galileu Galilei:

"Não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretenda que não os utilizemos."

Um pouco sobre o autor:

Viver de ciência na idade média por si só já era algo prodigioso, imagine então realizar todas as descobertas que fez Galileu Galilei.
Galileu Galilei nasceu no dia 15 de fevereiro de 1564 na cidade de pisa, e morreu no dia 08 de janeiro de 1642. Foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano.
Galileu Galilei é hoje considerado como o pai da Astronomia e da física matemática. Suas contribuições para a ciência são tão importantes que mudaram a forma  como o mundo passou a ver o universo depois de seus trabalhos. É considerado o pioneiro na utilização do telescópio como instrumento científico de observação e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da lua, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as fases de Vênus, as estrelas da Via láctea. Mas não foi só no campo da astronomia que Galileu Galilei revolucionou. Ele realizou os primeiros estudos sobre o movimento uniformemente acelerado e do pêndulo, enunciou o princípio da inércia quando descobriu a lei dos corpos e formulou o conceito de referencial. Idéias estas que se tornaram precursoras dos trabalhos de Newton.
Com todas essas descobertas, Galileu Galilei contribuiu para a queda do modelo de geocentrismo defendido  pela igreja que postulava que a Terra seria o centro do universo e que todos os demais astros; planetas, estrelas, satélites, etc descreviam orbitas perfeitas em seu redor, além de ficarem fixos em um mesmo plano no espaço. Além disso a ciência na época de Galileu Galilei era quase que totalmente baseada na  milenar metodologia aristotélica, Galileu contribuiu para a mudança deste panorama introduzindo novas teorias e provando outras que estavam apenas suspensas em conjecturas ajudando a ciência a dar mais alguns passos em direção ao futuro, ou que sabe diminuir o enorme atraso intelectual provocado pela idade das trevas criado pela religião.
Galileu era também ótimo inventor. desenvolveu a balança hidrostática, contribuiu significativamente para a invenção do relógio de pêndulo com seus estudos sobre o mecanismo do pêndulo, desenvolveu um tipo de compasso geométrico com que se media ângulos e área, inventou também um tipo de termômetro - o termômetro de galileu.
Devido principalmente a seus experimentos no campo da astronomia Galileu Galilei foi condenado pelo tribunal do santo ofício sob a acusação de heresia, por defender que a terra e os demais astros orbitavam o Sol e não o contrário como defendia a igreja. Conta a lenda que ao sair de seu julgamento em que foi condenado a negar publicamente sua defesa sobre o heliocentrismo e a prisão Galileu Galilei declarou para quem quisesse ouvir:  "Eppur si muove!", que significa, "contudo ela se move!"; referindo-se ao planeta Terra considerado até então um astro que ocupava uma posição fixa no espaço.
No ano de 1638, Galileu Galilei publicou sua mais importante obra, Discorsi e dimostrazioni matematiche intorno a due nuove scienze, ou seja, Discurso e demonstração matemática sobre duas novas ciências. Publicada em Leiden, na Holanda, país que tinha aderido ao Protestantismo e que Galileu passou a usar como palco de seus estudos por lá não existir o tribunal do santo ofício.
Galileu nunca se casou, porém teve um relacionamento com Marina Gamba (não é gambá...), com quem teve três filhos. Duas de suas filhas tornaram-se freiras e seu filho, após o casamento de sua mãe já separada de Galileu passou a morar com o pai na cidade italiana e Florença.
Pesquise mais sobre a vida e trabalho de Galileu Galilei. Sem dúvida a matemática, a física e a astronomia não seriam as mesmas se não tivesse havido este homem que estava a frente de seu tempo. O pai da Astronomia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário