quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Estrela "vizinha" do Sol pode ter planeta habitável

A Estrela Tau Ceti, distante do Sol aproximadamente 12 anos luz, o que para distâncias cósmicas é como a distância da sua casa para a casa de seu vizinho há muito vem sendo objeto de pesquisa dos astrônomos. 
Muitas vezes telescópios foram apontados para esta estrela em busca de sinais de planetas até que astrônomos pensaram que ela não teria nunhum planeta orbitando-a. A estrela Tau Ceti é visível a olho nu da Terra e recentemente cientistas declararam haver descoberto 5 planetas orbitando a estrela.
A estrela Tau Ceti tem massa e tamanho semelhantes ao nosso Sol e os 5 planetas que a orbitam possuem massa aproximada de até 6 vezes a da Terra. O mais curioso é que um destes planetas encontra-se na zona habitável da estrela, o que permitiria segundo a esvolução desse planeta a existência de uma atmosfera com temperatura que não fosse nem muito quente nem muito frio permitindo assim quem sabe a existência de alguma forma de vida.
Afirmou James Jenkins da Universidade do Chile: "Tau Ceti é uma de nossas vizinhas cósmicas mais próximas, tão brilhante que poderíamos chegar a estudar as atmosferas de seus planetas em um futuro não muito distante".
Os cientistas utilizaram uma técnica recém desevolvida que envolve a coleta de dados astronômicos, permitindo a detecção de sinais duas vezes mais potentes.
A descoberta abre ainda mais a discução sobre com que frequência seriam encontadas estrelas orbitadas por planetas e quantos desses poderiam estar em zonas habitáveis. Existem teorias que dizem que somente na Via Láctea existiriam bilhões de planetas orbitando estrelas e muitos milhões deles em zonas habitáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário