sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Sonda Messenger indica água em Mercúrio

Foto de Mercúrio obtida pela sonda Menseger
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e devido a isso o astro possui temperatura dignas de um forno de fogão em sua superfície. 
O planeta é o menor e mais próximo do Sol, além disto possui a órbita mais excêntrica dentre os demais planetas do Sistema Solar. Seu ano tem 88 dias terrestres e sua temperatura máxima atinge os 427ºC. Porém a algum tempo cientistas sabem que nos pólos, a temperatura mínima pode atingir -173ºC. Isso se deve devido ao fato do eixo de rotação do planeta que quase perpendicular à sua órbita, o que faz que determinado lugares em seus pólos como o interior de crateras de impacto nunca recebam o luz do Sol e consequentemente possuam temperaturas comparáveis as mais frias luas de Júpiter. Quando um cometa ou asteroide colide contra a superfície polar de Mercúrio origina uma cratera de impacto. A água que estava contida no cometa fica depositada na superfície sob forma de gelo devido as baixas temperaturas.
Segundo a Nasa, Mercúrio pode conter grandes quantidades de água em seus polos e essa água é coberta por uma espécie de substância escura que pode vir a ser de origem orgânica que mantém a água em um isolamento térmico evitando que o material se desestabilize. Segundo alguns cientistas essa pode ser um boa oportunidade para se estudar a mais o planeta Mercúrio. Um planeta que antes se pensava ser uma carcaça cósmica inativa começa a mostrar-se mais ativa do que se pensava.


Nenhum comentário:

Postar um comentário