terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Betelgeuse

Barras de poeira de Betelgeuse a esquerda da imagem
Você já parou para olhar a estrela Betelgeuse? Não... Pois bem, ela é uma gigante vermelha que faz parte da constelação de Órion.  A estrela fica sobre o "ombro do caçador" e tem o diâmetro estimado em cerca de 600 a 1.000 vezes o do nosso Sol, além de ser 100.000 vezes mais brilhante. É uma estrela facilmente visível a olho nu e tem uma cor vermelho-alaranjada resultado da fase evolutiva atual por qual a estrela passa. Vista por um telescópio de pequena abertura, já é possível perceber seu brilho forte, o que a torna a 12ª estrela mais brilhante no céu noturno.
Betelgeuse é a gigante vermelha mais próxima da Terra e já sabe-se a algum tempo que dentro dos próximos milhares de anos deve explodir em uma supernova magnífica de ser vista da Terra. Seu brilho deve aumentar 10 mil vezes tornando-a tão brilhante quanto uma lua cheia ou até mais!
Pois bem, recentemente a ESA (Agência Espacial Europeia) divulgou que os múltiplos arcos de poeira que envolvem a estrela devem colidir com uma barreira também de poeira espacial nos próximos cinco mil anos. Betelgeuse deve colidir com essa barreira de poeira nos próximos 17.500 anos. Antes se imaginava que essa estrutura de poeira localizada longe da estrela fosse resultado do material expelido por Betelgeuse, em uma fase estelar anterior a atual de gigante vermelha. Hoje porém, depois de análises mais bem detalhadas, acredita-se que este material seja resultado de uma ligação com o campo magnético da galáxia, ou então de outro objeto massivo próximo.

Betelgeuse

Nenhum comentário:

Postar um comentário