sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Agência espacial americana acompanha em tempo real asteroide

A Nasa (agência espacial americana) acompanhou em tempo real o asteroide 2012 DA14 que passou nesta sexta-feira (15) a uma distância de 27 mil quilômetros da Terra. Em escalas astronômicas isso é considerado uma passagem de "raspão", visto que ele passou abaixo da órbita dos satélites geoestacionários que ficam a uma distância de 36 mil quilômetros.
A agência espacial americana acompanhou o objeto do observatório Gingin, localizado na Austrália.
O asteroide atingiu o ponto de maior aproximação as 17:25, horário de Brasília, 14:25 em na grande Fortaleza uma distância de 27 mil quilômetros da superfície terrestre.
Nunca na história foi registrada uma aproximação tão grande de um objeto destas dimensões. O asteroide 2012 DA14 possui um diâmetro de 45 metros e mais de 100 mil toneladas. Com estas dimensões, caso caísse, não causaria uma extinção em massa como a que deu fim a era dos dinossauros, porém seria capaz de causar uma catástrofe local caso colidisse com uma área urbana densamente povoada.
Cientistas descartam até o momento qualquer relação do asteroide 2012 DA14 com o meteorito que também nesta sexta-feira causou ferimentos em cerca de mil pessoas ao entrar na atmosfera nos céus da Rússia.
Imagem do Asteroide 2012 DA14 feita pelo
observatório Gingin, Austrália

Ilustração da aproximação

Nenhum comentário:

Postar um comentário